Serviços prestados no Brasil para todos os trâmites do proceso Ex-Tarifário


O regime de Ex-Tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital (BK), de informática e telecomunicação (BIT), assim grafados na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), quando não houver a produção nacional equivalente.

Atualmente, o Ministério da Economia tem promovido a redução a 0% (zero), ao amparo do Ex-Tarifário. Sem a aplicação do regime, as importações de BK têm uma incidência modal de 14% de Imposto de Importação, e as de BIT 16%.

Ou seja, o regime de Ex-tarifário promove a atração de investimentos no País, uma vez que desonera os aportes direcionados a empreendimentos produtivos. A importância desse regime consiste em três pontos fundamentais:

• Viabiliza aumento de investimentos em bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT) que não possuam produção equivalente no Brasil;

• Possibilita aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo.

• Produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.

Esperamos tê-lo ajudado a entender o que é o ex tarifário e os requisitos necessários para consegui-lo. Entretanto, sabemos que é um tema complexo e, por isso, é preciso que se tenha um amplo conhecimento da legislação, dos procedimentos e principalmente na forma da classificação fiscal da mercadoria para pleitear o regime, expertise que a Connected tem há mais de 30 anos.